quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

HETALIA - Axis Power

Olá de novo. Estou aqui para falar mais uma vez sobre um mangá/anime, e para não ficar sendo sempre repetitiva com shoujo, vou mudar um pouco e lhes apresentar uma comédia/paródia muito boa!

Eis que lhes apresento:

Hetalia – Axis Power
Junção de Hetare, que no japonês significa: Incompetente e Itália.

         Vamos começar a dizer que Hetalia não é somente um mangá/anime de comédia. Podemos dizer que você aprende com ele! Nada de professor reclamar que você assiste TV demais ou seus pais reclamarem que você não aprende nada assistindo animes.
Hetalia veio para mostrar que eles estavam errados – ou não.
         Hetalia – Axis Power junta toda a comédia que pode existir na face da Terra e ainda aplica a maior paródia que poderia ser feita. E isso causou certa polêmica entre os países que tiveram conhecimento dessa obra. O motivo?
Hetalia é uma paródia escrachada da primeira e segunda guerra mundial, e que faz muitas piadas de mau gosto sobre os acontecimentos, curiosidades entre outras coisas.

         Começando pelos personagens: Hetalia não tem personagens que em teoria existiriam dentro da guerra, os países são os próprios personagens! Em sua maioria, são homens, tendo personalidades que representam seu país, com o nome do país e para piorar com hábitos muito peculiares.
Peguemos como exemplo, Itália. No anime, ele é simplesmente um folgado, namorador e muito, mas muuuuito medroso. Só pensa em ‘pasta’ e tem um avô que todos conhecem e admiram, o avô Roma. Ele acaba se unindo ao Alemanha inicialmente por medo, mas depois acabam desenvolvendo uma grande amizade que nem mesmo o Alemanha consegue entender, mas deixa para lá porque Itália é seu único amigo.
E antes que estranhem, sim, eu estou usando termo masculino. Porque todos os países que aparecem – em sua maioria – são homens e são referidos como tal. Fica até estranho quando aparece algum país feminino, já que ele certamente vai ser caçoado por ser isso.
A história passa pelo fim da Primeira Guerra e as piadas girando em torno do Alemanha e logo entramos na Segunda Guerra, aonde o anime já começa mostrando o grupo de 3 países que uniram para lutar na guerra e estes são: Itália, Alemanha e Japão. Eles são conhecidos como Axis Power, em alusão a verdadeira Axis que se opusera contra a Aliança no passado.
Contra a Axis Power, temos a Aliança, um grupo de países composto por: América, Inglaterra, França, China e Rússia. Que também é alusão a Aliança que existiu no passado que lutava contra a Axis.
     Cada personagem por si só, já é uma comédia a parte no anime, porque suas personalidades parodiam e muito a história de cada país. Pode-se dizer que o mais zoado ali seria a Alemanha, por sua adoração nas salsichas, na personalidade tsundere, em suas falas sobre ter um chefe muito maluco (Hitler) e ser o que mais quer lutar ali.
Temos também a Rússia que é o típico personagem yandere, ou seja, por fora é um doce de pessoa, mas quando menos se espera, tem pensamentos psicóticos e até mesmo assassinos com relação as outras pessoas e frequentemente vemos ele falando: ‘kolkolkolkol’.
Existem mais de 40 personagens criados representando seus países, e falar sobre eles, seria estragar muita das surpresas que existem no anime. É preciso assistir e se divertir com as brincadeiras feitas sobre os costumes, personalidades, acontecimentos e até mesmo as reuniões feitas pela Aliança – que sempre acabam sem chegar a um consenso. E é claro, esqueci de mencionar do fantasma chamado Canadá que é sempre tratado como se não existisse... he, he, he.
Também não posso deixar de dizer que os fatos históricos são apresentados de maneira satirizada e muitas vezes deturpada, apenas para aumentar a comédia. Como por exemplo, em determinado episódio é explicado como foi formada a  União Franco-Inglesa que aconteceu durante a guerra, mas que no anime acontece em forma de casamento forçado e que por ser entre dois homens, não foi exatamente uma união muito feliz.

Não tem muito que dizer sobre a história, porque a cada episódio, é sempre diferente o enredo, tratando de assuntos que ficam apenas naquele episódio ou que em algumas vezes continuam em dois ou três seguidos. Também não é surpresa quando anunciam a história que está por vir, mas enrolam por até 10 episódios isso, como é caso da Limpeza do América, que relembra sua história com o ‘pai’ Inglaterra.
Não posso deixar de comentar que o nível dos dubladores é muito grande. A maioria dos dubladores, caso você acompanhe animes japoneses, são famosos por seus trabalhos com animes famosos. Inglaterra por exemplo é dublado pela mesma pessoa que faz Uchiha Sasuke. América, é dublado pela mesma pessoa que fez Kamina de Tengen Toppa Gurren Lagann. E assim por diante, o elenco é bem grande por conta do número de países que aparecem e são todos muito bem interpretados.
As músicas de encerramento do primeiro anime, são outra piada a parte. Sempre com letras sem sentido, falando de curiosidades de seu país e muitas vezes brincando com isso. O nome do encerramento é: Marukaite Chikyuu.
O anime conta com um total de 52 episódios exibidos que possuem 5 minutos de duração, bem curto, mas que conta muita história e que muitas vezes é necessário pausar para entender do que está se tratando a história do episódio.
A continuação de Axis Power é conhecida como World Series e possui até o momento mais de 30 episódios e continua em produção no Japão. Há também um filme de 90 minutos de duração que foi lançado este ano com o título: Hetalia – Axis Power: Paint it! White!
A abertura e encerramento dessa nova temporada são chamados, respectivamente de: Wa Wa World Ondo e Meinn Gott.

Vale lembrar que Hetalia pode não agradar todo mundo por seu conteúdo satírico, sem nenhuma apologia aos acontecimentos violentos que aconteceram, sempre visando a piada dos acontecimentos. Tem gente que gosta da cultura do seu país de origem e por isso nem sempre consegue se sentir feliz com as brincadeiras feitas.
Para minha sorte – ou azar – o Brasil ainda não fez uma aparição no anime, mas muita gente espera por isso ansiosamente.
E como não disse no começo, direi agora. Hetalia não tem previsão para estrear no Brasil como animação, mas já correm boatos de sua publicação no Brasil pela New Pop. Sendo que nos Estados Unidos, o mangá é um sucesso de vendas. Resta saber se aqui em nosso país ele será bem recebido ou ignorado. Eu torço para que dê certo
Bom, por hoje é só moçada! Volto depois para falar sobre outro mangá muito querido por mim: Yumemiru Taiyou (Dreamin' Sun)

2 comentários:

  1. Muito bom post, Hetalia é o que há, hauahau!

    Não acompanhei mais a partir do World Series, nem vi o filme de 90 minutos, preciso assistir uma hora dessas, hehehe xD

    PASTAAAA! 8D

    ResponderExcluir
  2. Mais uma grande postagem da senhorita Nammyee. Muito bom o texto, e agora preciso ver Hetalia atí o fim. ^^

    ResponderExcluir