domingo, 6 de fevereiro de 2011

Traço de Mangás/Manhwas

Olá gente, tudo bem?

Recentemente, estive pensando em não fazer apenas uma resenha sobre uma história, mas criticar e comentar algo que muito vem me interessando desde eu comecei a ler as histórias. O traço!

Todos sabem que o define um mangaka de sucesso não é somente sua história, mas seu traço único e inigualável que sempre possui um toque próprio que o autor/autora costuma deixar, para seus fãs.

Bakuman

Sou grande fã de shoujos, isso não é segredo nenhum , mas preciso dizer que o que me desagrada nesse gênero é exatamente o traço! São tão poucos os autores que conseguem um estilo único que as vezes chega a irritar a semelhança entre um trabalho e outro, justamente por causa disso. A história pode ser excelente, mas se o traço for, na maioria das vezes, igual aos dos demais desenhistas ou até pior, a história simplesmente não consegue acompanhar. Não sei explicar exatamente o motivo, mas é necessário haver harmonia entre as duas coisas.
Um grande exemplo disso, é Fruits Basket. O traço da autora podia ser um pouco estranho no começo, mas ela se aprimorou num nível que não é exatamente excelente, mas conseguiu transparecer todas as emoções de suas personagens assim como os locais que frequentavam. Infelizmente, por causa dessa melhora, os personagens masculinos de Natsuki Takaya acabaram ficando praticamente idênticos? Me corrijam se estiver errada, mas todos os personagens de Furuba no fim da série, estavam com o mesmo rosto, diferenciados apenas por roupas e cabelo.
Enfim, not my main point. O que me encanta nos mangás e manhwas é exatamente a maneira como a arte flui com a história. Se o clima é negro e sempre dramático, é necessário que aja tons para tal, assim como existe em XxX Holic do CLAMP. Já notaram como as autoras sempre usam tons interessantes e mantem o mistério? A arte não pode ser vista apenas como algo que está ali só para ajudar na leitura. Tanto é que em shounen famosos, ela é uma grande aliada da história.  Por isso que respeito muito os mangakas de shounens, que acabam por criar uma versão única de traço para suas histórias para manter o clima e ritmo.
Vide Bakuman e Death Note. Mesmo desenhista, mesmo autor trabalhando em conjunto, mas obras completamente diferentes em quesito de traço. Enquanto Death Note mantinha aquela aura de suspense, drama, policial e praticamente toda tela era feita em tons sombrios e expressões sempre sérias, vemos o contraste em Bakuman que tem sempre expressões exageradas, personagens hilariantes e quadros sempre muito claros e leves. Nada de cenas perfeitamente desenhadas para um mangá aonde o ponto é justamente ser algo divertido ao contrário de Death Note que deveria manter a perfeição a todo o momento. E isso foi algo fundamental para a história.
Não estou julgando ou criticando o trabalho de ninguém, digo apenas que no nível que andam os mangás recentes, essa coisa de arte se comparar com história está decaindo muito. Cada vez mais vejo shoujos tendo uma arte bem pobre e uma história meia-boca, mas que faz um razoável sucesso apenas porque... porque está em uma revista famosa como a LaLa ou a Hana to Yume. Mas espero que seja algo passageiro e logo tenhamos artes tão lindas quanto antigamente.  Afinal, estamos em 2011, começo de ano, novas serializações e talvez novos hits.
E só para encerrar, gostaria de mencionar o trabalho de alguns autores que sempre me impressionam com seu traço que sempre bate com a história e que por vezes, te faz sentir estar naquele universo:

Natsuki Takaya (Autora de Fruits Basket, Hoshi wa Utau)
Ai Yazawa (autora de mangás famosos como NANA e Paradise Kiss)
 Hiro Mashima (Autor de Rave Master e Fairy Tail)
Arina Tanemura (Autora de Full Moon wo Sagashite, Sakura Hime Kaiden entre muitos outros)
Nobuhiro Watsuki (Autor de Rurouni Kenshin, Busou Renkin)
Hiromu Arakawa (Autora de FullMetal Alchemist)
Dentre muitos outros que chamaram minha atenção, mas é ate difícil de comentar aqui. Vale a pena checar os trabalhos desses autores que são sempre belíssimos e com uma arte irresistível.


Bom, post pequeno, mas é isso aí! =^-^=

Nenhum comentário:

Postar um comentário