quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

VOCALOID


Estive pensando num post que fosse legal para as pessoas que não conhecem essa mania – que não é tão nova no Japão – que tomou conta dos adolescentes, adultos e até mesmo senhores nas terras nipônicas!
Já pensou ir a um show em que os cantores não existem, mas cantam e dançam? O futuro está bem próximo né?



VOCALOID

Deixe-me explicar para os leigos. Há alguns anos, a produtora Yamaha começou testes para um programa sintetizador de voz, usando como base pequenos fragmentos de falas de pessoas reais e tornado isso uma verdadeira arma para criar músicas se baseando nos fragmentos. O primeiro lançamento se deu em 2004, com Vocaloids pouco conhecidos por aqui, como por exemplo, os personagens Kaito e Meiko que foram produtos da edição VOCALOID 01. E que após seu lançamento, tornaram a marca Vocaloid muito mais conhecido entre os japoneses.

Depois de muitos testes, a Yamaha acabou por lançar a versão 02 do produto VOCALOID que teve como personagem principal a tão querida e adorada Hatsune Miku, Voicaloid 02 que fez um sucesso estrondoso com sua voz ina e sempre animada, centenas de vídeos caíram na rede japonesa o Nico Nico Douga e milhares de músicas foram criadas por fãs, Miku virou uma verdadeira febre entre os japoneses.

Daí para frente podemos dizer que foi só alegria para a Yamaha e seus sócios. O sucesso foi tão grande que muitos compositores famosos começaram a usar o programa e criar sons que se tornaram virais entre os japoneses, então houve a necessidade de expansão dos Vocaloids com mais personagens que também se tornaram muito conhecidos: Kagamine Len e Rin, Gakupo e Megurine Luka – a Vocaloid que canta em inglês e em japonês, e num nível razoavelmente bom para os demais. Também há projeto em andamento para que Miku ganha um vocabulário em inglês, já que seu engrish arranha demais.

Por conta do sucesso, lojas foram abertas para vender produtos relacionados aos personagens, músicas, singles e até mesmo bonecos. Deixe-me lembrar aos que não sabem, que a famosa coisinha que a Miku carrega nas mãos que chamam de ‘leek’ se tornou famoso por causa de um vídeo que criaram brincando com a música Loituma – Levan Polkka. E se tornou o item oficial da cantora virtual. Ou Diva virtual se preferirem.

Outra coisa interessante a ressaltar é que a Yamaha não revela praticamente nada dos seus personagens, nem se são parentes ou de onde vieram. Revelam nome, idade, peso e raramente a altura. E isso é um prato cheio para os fãs que formam casais, duetos e até mesmo ligações entre os Vocaloids. Exemplo disso é a possível ligação sanguínea entre Kagamine Len e Rin ou sua relação amorosa. – Eu particularmente JURO que acho que eles são irmãos, mas enfim né?

Como se não fosse o bastante, o sucesso de Vocaloid gerou um show AO VIVO com praticamente todos os personagens mais famosos e suas músicas que viciaram muita gente. O show caiu na rede, mas existe o dvd e blu-ray para comprar no Japão. A tecnologia usada para tornar os Vocaloids tão reais não foi revelada, mas muita gente especula que seja uma tela e hologramas muito bem feitos. Nesse show, os fãs puderam ficar perto dos seus ídolos virtuais favoritos e cantar com eles seus sucessos com a música sendo tocada ao vivo por uma banda e a voz gerada pelos Vocaloids, claro.

E aonde essa febre irá levar? Ninguém sabe. Vocaloid 03 foi anunciado. A coisa vai pegar fogo logo, logo e por enquanto aqui no Brasil, poucas pessoas parecem saber dessas músicas excelentes, personagens cativantes e vídeos maravilhosos. Deixo aqui alguns vídeos e claro, imagens para que se deliciem.

Kissus.




3 comentários:

  1. Muito bom o blog Nammyee! Continua assim.

    ResponderExcluir
  2. Cheguei em seu blog quando procurava por Yumemiru Taiyou. Depois vi posts sobre Kimi ni Todoke e Hoshi wa Utau. Ai,ai...ADOREI seu blog! *-*

    ResponderExcluir
  3. Thank You *---* Na realidade, eu acompanho alguns cans de Yumemiru Taiyou e leio uns sumários na net. Tudo o que eu achar, eu colocarei aqui.

    ResponderExcluir